web_MG_7705_Canivete03web_MG_9448_Canivete01web_MG_7579_Canivete01web_MG_7574_Canivete04web_MG_9454_Canivete03

Vamos dar a conhecer melhor o jumento CANIVETE RSF respondendo uma pergunta quando se fala do CANIVETE.

PORQUE O CANIVETE É IMPORTANTE?

Até o nascer do primeiro filho tínhamos o CANIVETE RSF como um bom jumento pega de pelagem vermelha(ruão) bonito e de ótimo andamento marchado. Vinha de um Criatório do Sr. Vagner Vilela, muito especial, no Paraguai. Sr. Vagner a exemplo do seu amigo Aliomar Coelho dos Santos dedicou grande parte de sua vida a criação de jumento de marcha que era a sua paixão. Correram esse Brasil e desenvolveram um trabalho de seleção e aprimoramento genético fantástico. Acho que não há um criador de jumento que não conheça o destacado criatório do Sr. Aliomar que leva o prefixo Ali de Ali Kan, Ali Bronse e muitos Ali que são a base de muitos criatórios famosos e importantes do Brasil. O sucesso desses companheiros levou o Vagner de Araçatuba, onde era jumenteiro e fazendeiro para o Paraguai.

Contam os amigos pessoais do Vagner, que ele vendeu um jumento seu, adquirido do seu amigo Aliomar, o Ali Bronze, para um consórcio de criadores por um valor, tal era a importância desse jumento, que deu para comprar uma fazenda enorme de porteira fechada no Paraguai para onde se mudou. Faziam parte desse consórcio Marco Antonio Andrade Barbosa, Leonino Caiado, então governador de Goiás e mais 3 outros destacados criadores.

Para o Paraguai levou o Vagner a sua tropa, junto foi um jumento adquirido na Bahia do Sr. Dió Figueiredo o Topázio do Dió, que era filho de Aladin  com jumentas vermelhas roxas de linhagem Pirajá.  Aladin era o mesmo que gerou Ali Kan. Topázio foi um raçador que levantou ainda mais o ótimo plantel do Vagner e lhe deu um reprodutor excepcional que recebeu o mesmo nome do pai Topázio, que eu diferencio como o Topázio do Vagner. Este Topázio gerou o Canivete RSF em acasalamento com uma matriz do Vagner de pelagem ruã bem escura.

Embora o Vagner no Paraguai continuasse o seu trabalho de aprimoramento genético com grande competência, o seus animais não ficaram tão conhecidos aqui no Brasil como os do seu amigo Aliomar. Nem no Paraguai tinha a ABCJPEGA, fato sumamente importante, tanto que o Canivete RSF foi registrado apenas no livro aberto da Associação. Mas quando começaram a nascer os filhos do Canivete aí sim aquele jumento bonito de boa marcha, não era apenas isso. Começamos a perceber que ele tinha um potencial genético que superava oseu bonito fenótipo. O Canivete só dava filhos bons e alguns até mais bonito que ele. Por enorme coincidência, quando o renomado Horsemanship,  Fernando de Alencar Rolim  estava no Rancho São Francisco registrando o Canivete, nasceu o primeiro filho do Canivete RSF , o Ouro Fino. Ele muito circunspecto e comedido vendo e analisando jumentinho recém nascido, comentou: “Foi um presentão que você ganhou hoje”. De fato tinha sido, O Ouro Fino marchava tanto que no segundo repasse já andava como se fosse um animal pronto, porque sua marcha era natural, espontânea, não perdia o ritmo nunca, nem quando nos exercícios de pressão forte das rédeas durante a doma. Um equino para acompanhá-lo na marcha tinha que galopar. O Cido que executou a doma do Ouro Fino foi taxativo: Trabalho com Cavalos e Muares muitos anos e nunca andei num animal com a marcha do  Ouro Fino.  Com a vinda dos demais irmãos do Ouro Fino é que conscientizamos que estávamos diante de um fenômeno em reprodução: CANIVETE RSF.

https://www.youtube.com/watch?v=3XjDthdCkK0

Topázio do Wagner, filho do Topázio do Dio, que era filho do Aladin pai do Ali Kan também. Topázio do Wagner é pai do CANIVETE RSF.

Topázio do Wagner, filho do Topázio do Dio, que era filho do Aladin pai do Ali Kan também.
Topázio do Wagner é pai do CANIVETE RSF.

DSC01114

A jumenta vermelha mais escura que está atras do grupo da frente é a mãe do Canivete RSF. Essa é uma parte da tropa do Sr. Vagner que veio para o criatório do Trevo em Lorena do Sr. Osmar Russo Cerbino.

A jumenta vermelha mais escura que está atras do grupo da frente é a mãe do Canivete RSF.
Essa é uma parte da tropa do Sr. Vagner que veio para o criatório do Trevo em Lorena do Sr. Osmar Russo Cerbino.