RANCHO SÃO FRANCISCO

Encravado entre morros da região de Bragança Paulista, circundado por muita água que brota na própria propriedade e no vizinho, num fim de linha, sem mais acesso para local algum adiante, no meio de muito verde, aí está o Rancho São Francisco a, exatamente, 14 kms de Bragança e  100 kms de São Paulo.

 

Aqui nos dedicamos a atividade de produção rural, plantando, fabricando ração e cuidando de nossos animais, dentre eles se destaca o Gado Jersey PO na produção de leite, o gado Bonsmara na produção de tourinhos para reprodução e a produção especial de jumento pega, os filhos do Canivete RSF.

O Canivete é um longo história que será conhecida aos poucos no transcorrer desse site. Por hora basta dizer que ele trás no sangue os mais nobres sangues de jumentos de marcha produzidos aqui no Brasil, mesmo sangue que correu em Aladim pai do Ali Kan, avô do Ali Bronze.

Canivete foi registrado em livro aberto na ABCJPEGA sob n. 1564 em 17 de junho de 2011. Aqui lembro-me do Bruce Lee que não ostentava faixa de mestre de artes marciais, até a menosprezava, porque as suas qualidades de lutador eram tão evidentes e sobressaiam-se  de tal maneira que eram completamente inúteis e desnecessárias quaisquer outras credenciais. Com o Canivete algo semelhante acontece. O seu criador foi o saudoso Vagner Vilela, o mesmo que vendeu o Ali Bronze para um consórcio formado pelo destacado criador de jumento pega no Brasil o Sr. Marco Antônio Andrade Barbosa (MAAB), Sr. Leonino Caidado então governador de Goiás na época e mais alguns outros integrantes, por um preço que segundo contam, permitiu ao Sr. Vagner, que já era jumenteiro e pecuarista na região de Araçatuba, comprar uma fazenda imensa no Paraguai de porteira fechada.

Nessa transação pro Paraguai foi junto sua paixão que eram os seus jumentos pegas de cor Ruana(fogo). Enquanto o seu amigo Aliomar Coelho dos Santos prosperava maravilhosamente com seu criatório de prefixo ALI, com animais registrados na ABCJPEGA  abastecendo os melhores criatórios do País, Vagner prosperava maravilhosamente com sua criação de jumentos no Paraguai mas sem ABCJPEGA para registrar. De lá veio o CANIVETE. É o Bruce Lee dos jumentos, que só pode ser reconhecido pela evidências gritantes de suas qualidades e isso é o que o CANIVETE está mostrando através de seus filhos. Não vou dizer que ele é o melhor, porque há jumentos excepcionais aqui no Brasil, mais que ele está nessa elite de melhores, não resta a menor dúvida, basta ver seus descendentes que serão mostrados neste site.

Abraços

Moacir

 

No Rancho São Francisco o contacto com a natureza é permanente. O Jacú come no terreiro!